Topo

É "completamente inapropriado" China retaliar contra empresas dos EUA, diz Pompeo, segundo CNBC

21/10/2019 13h46

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta segunda-feira que é "completamente inapropriado" a China retaliar contra as empresas norte-americanas por comentários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong, informou a CNBC.

Uma controvérsia surgiu este mês quando Daryl Morey, gerente geral do time de basquete do Houston Rockets, publicou no Twitter seu apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong, governada pela China. A postagem foi excluída posteriormente.

Após o tuíte, a China não transmitiu dois jogos de pré-temporada da liga de basquete norte-americana NBA, enquanto a NBA cancelou muitas aparições de jogadores.

A CNBC afirmou que Pompeo disse à rede em uma entrevista nesta segunda-feira que "do ponto de vista da política externa, achamos completamente inapropriado a China atacar empresas norte-americanas cujos funcionários ou clientes exercem suas liberdades fundamentais aqui nos Estados Unidos".

Segundo a CNBC, ele acrescentou: “Apenas achamos que isso não faz sentido. E encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir que os tipos de coisas, a reciprocidade que o presidente [Donald] Trump exigiu da China, realmente aconteçam. ”

Esse conflito ocorre em um momento de negociações delicadas entre o governo Trump e a China para tentar resolver uma guerra comercial prejudicial entre as duas maiores economias do mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias