Topo

Fala de Bolsonaro sobre cocô dia sim, dia não aparece em prova da PUC-PR

PUC Paraná
Imagem: PUC Paraná
do UOL

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

20/10/2019 12h57

Resumo da notícia

  • A sugestão do presidente Jair Bolsonaro de que a população "fizesse cocô dia sim, dia não" virou questão do vestibular de verão da PUC do Paraná
  • A frase foi dita por Bolsonaro em 9 de agosto. Ele foi questionado se era possível conciliar preservação ambiental ao crescimento econômico.
  • O candidato do vestibular deveria considerar o texto para definir que opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente

A sugestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que a população "fizesse cocô dia sim, dia não" virou questão de prova no vestibular de verão da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná. A frase foi dita por Bolsonaro em 9 de agosto quando deixava o Palácio da Alvorada. Um repórter o questionou se era possível conciliar preservação ambiental ao crescimento econômico.

A questão avaliava os conhecimentos de Geografia e o anunciado dizia que o candidato deveria considerar o texto para definir que opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente.

"É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle não, você vai ler na capa da Folha amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade", informou a prova.

Entre as opções de resposta da questão de múltipla escolha estavam:

  • Priorizar a agropecuária extensiva como prática produtiva
  • Criminalização das Organizações Não Governamentais (ONGs)
  • Ampliação da coleta e tratamento do esgoto
  • Restrição da divulgação dos dados relativos ao desmatamento
  • Redução do efetivo das instituições ambientais que monitoram o impacto das atividades humanas

O UOL procurou a PUC para se manifestar sobre o assunto, mas não conseguiu contato com a universidade até a publicação da matéria.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias