Topo

EUA mandarão mil militares ao Oriente Médio em meio a tensões com Irã

17/06/2019 20h40

Washington, 17 Jun 2019 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (17) ter aprovado o envio de um reforço de mil militares para o Oriente Médio, tendo como pano de fundo a intensificação das tensões com o Irã.

O secretário da Defesa americano, Patrick Shanahan, declarou em um comunicado que as tropas estavam sendo enviadas "para propósitos defensivos para responder a ameaças aérea, naval e em terra no Oriente Médio".

"Os Estados Unidos não buscam conflito com o Irã", acrescentou o comunicado, segundo o qual o envio das tropas visa "a assegurar a segurança e o bem-estar de nosso pessoal militar que trabalha em toda a região e proteger nossos interesses nacionais".

Em meados de maio, o Pentágono enviou ao Golfo um navio de guerra com veículos e uma bateria de mísseis Patriot, que se somaram ao porta-aviões que já se encontra na região.

O reforço de mil homens anunciado nesta segunda se soma aos 1.500 militares enviados ao Oriente Médio no final de maio, diante das "ameaças persistentes" contra as forças americanas por parte de Teerã.

sl/ec/cs/mvv

Mais Notícias