Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

México prepara plano para fortalecer controle de imigração na fronteira sul

21/04/2021 21h03

Cidade do México, 21 abr (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quarta-feira que seu governo está preparando um plano para reforçar o controle da imigração na fronteira sul do país e, desta forma, proteger os menores de idade.

"Foi acertado reforçar o que já havia sido feito, mas agora dar prioridade à proteção das crianças", disse o presidente, quando questionado sobre as conclusões do encontro de ontem com prefeitos e governadores dos estados da fronteira sul.

Para levar adiante essa estratégia, afirmou, será ampliada a presença das Forças Armadas naquela região, com o objetivo de dar proteção aos pequenos migrantes, em uma estratégia conjunta com os representantes dos estados.

Embora não tenha fornecido números exatos sobre o envio de forças, López Obrador destacou que é necessário dar segurança aos migrantes que tentam cruzar a fronteira sul para chegar aos Estados Unidos.

E parte dessa segurança consiste em "ordenar o fluxo migratório", para evitar que as pessoas passem por qualquer problema.

"Não queremos infortúnios, não queremos agir sem avisar em uma situação delicada", disse ele.

Ele explicou que o que se busca é evitar que os migrantes passem por situações perigosas e lembrou o que ocorreu no município

de Camargo, em Tamaulipas, no mês de janeiro, quando 19 corpos queimados foram encontrados em um caminhão na cidade de Santa Anita; 16 dos quais eram guatemaltecos.

"Foi um acontecimento infeliz", lamentou o presidente, afirmando que "se não queremos isso para os adultos, muito menos queremos para as crianças".

López Obrador afirmou que serão tomadas medidas contra os traficantes de pessoas naquela região, pois "eles cobram muito para que as pessoas passem e agora estão usando as crianças".

O presidente mexicano disse que dentro de uma semana o plano estará pronto no qual participarão órgãos como Ministério da Defesa Nacional, Marinha, Segurança Pública, Previdência, Meio Ambiente, Saúde e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Integral da Família (DIF, na sigla em espanhol), que entre outras coisas, farão abrigos para crianças.

Ontem foi revelado que o governo mexicano abrirá 17 acampamentos na fronteira sul que serão operados pelo DIF, para atender ao aumento de migrantes centro-americanos, principalmente menores, que chegam ao país para mais tarde se mudarem para os EUA.

De acordo com as autoridades de imigração, atualmente existem 5,3 mil menores migrantes registrados no território nacional. No entanto, cada um deles está acompanhado por pelo menos cinco pessoas, o que significa que aproximadamente 24 mil pessoas estão irregularmente no México.

O governo dos EUA revelou números consideráveis de detenções de migrantes em sua fronteira com o México, com mais de 172 mil no mês de março, incluindo aproximadamente 19 mil menores, um recorde histórico.

Enquanto isso, o México informou que no mês passado 17.445 estrangeiros foram apresentados ao Instituto Nacional de Migração, um número substancialmente superior aos 6.172 casos de dezembro de 2020.

Notícias