Topo
Notícias

Rússia diz que resultado das eleições na Ucrânia reflete desejo de mudança

21/04/2019 17h16

Moscou, 21 abr (EFE).- A Rússia disse neste domingo que os resultados das pesquisas de boca de urna das eleições presidenciais na Ucrânia, segundo os quais o comediante Vladimir Zelenski derrotou o atual presidente, Petro Poroshenko, com mais de 70% dos votos, mostram o desejo de mudança dos ucranianos.

"As pesquisas de boca de urna mostram que os cidadãos da Ucrânia votaram pela mudança. Agora as novas autoridades do país devem entender e satisfazer as esperanças dos seus eleitores", disse à agência oficial "Ria Novosti" o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Grigori Karasin.

Isto se aplica, acrescentou, tanto "na política interna como externa do país", o que inclui a relação da Ucrânia com a Rússia, vista por Kiev como "Estado agressor" desde a anexação da península da Crimeia em 2014, por sua intervenção no conflito armado no leste e o incidente naval no mar Negro em novembro do ano passado.

Poroshenko, com quem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não tem relação alguma, reconheceu imediatamente a derrota após os resultados das pesquisas de boca de urna serem revelados.

Por sua vez, a porta-voz do Ministério de Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou na sua conta oficial no Facebook que a Ucrânia tem agora a oportunidade de "começar de novo" para deixar para trás a "redistribuição dos fluxos de dinheiro de alguns bolsos a outros" e para unir o povo não com "o uso da força, mas com base em uma agenda nacional". EFE

Notícias