Topo
Notícias

Papa Francisco embarca rumo ao Panamá para participar da JMJ

23/01/2019 10h10

A bordo do avião papal, 23 jan (EFE).- O papa Francisco partiu nesta quarta-feira para o Panamá, onde ficará até o domingo que vem, para participar dos eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), além de visitar um centro que abriga menores infratores e um abrigo para pessoas com Aids.

O Airbus A330 da companhia aérea italiana Alitalia decolou do Aeroporto Internacional de Roma às 9h50 (horário local, 6h50 em Brasília) e deve aterrissar no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, às 16h30 (horário local, 13h30 em Brasília). Antes de deixar a Casa Santa Marta, onde mora no Vaticano, o pontífice se encontrou com um oito jovens refugiados de várias nacionalidades e que estão hospedados em um centro mantido pela Igreja em Roma.

O pontífice viaja acompanhado de uma delegação composta por cardeais e dirigentes da Igreja Católica, 70 profissionais da imprensa e do sociólogo francês Dominique Wolton, que foi convidado pelo próprio pontífice.

O Panamá representa a 26ª viagem internacional e o 40º país que Francisco visita nestes quase seis anos de pontificado. Esta é a sétima vez que ele visita a América Latina, a primeira vez foi quando esteve no Rio de Janeiro, para JMJ de 2013.

Ao chegar, Francisco será recebido pelo presidente panamenho, Juan Carlos Varela, e, após uma breve cerimônia de boas-vindas, irá para a Nunciatura, onde ficará hospedado. Parte do trajeto ele fará no papamóvel para um primeiro contato com os panamenhos e os milhares de jovens que foram ao país para este evento.

A agenda oficial começa amanhã, com uma visita de cortesia ao presidente. Depois, o papa fará um discurso para autoridades e corpo diplomático panamenho. O compromisso seguinte é um encontro com os bispos da América Central e à tarde participará da cerimônia de abertura da JMJ no Campo Santa Maria La Antigua, a padroeira do país. EFE

Notícias