Topo
Notícias

Forças curdas detêm 2 jihadistas americanos e 1 irlandês na Síria

19/01/2019 14h37

Cairo, 19 jan (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança de milícias majoritariamente curdas, detiveram durante as suas operações contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) cinco combatentes estrangeiros, entre eles dois americanos e um irlandês, informou neste sábado à Agência Efe um porta-voz do grupo.

O porta-voz de relações exteriores do Movimento para uma Sociedade Democrática, que pertence às FSD, Kamal Akef, confirmou que os cinco jihadistas estrangeiros foram detidos em 30 de dezembro, mas que as FSD só decidiram tornar pública a informação agora.

Os dois americanos foram identificados com seus nomes, Warren Christopher Clark, de 34 anos, e Zaid Abed al Hamid, de 35 anos, e também com seus codinomes de batalha, Abu Mohammed al Amriki e Abu Zeid al Amriki.

O suposto combatente irlandês, procedente de Dublin, foi identificado como Aleksandr Ruzmanovich, de 45 anos, e nas fotos distribuídas pelas FSD aparece com uma longa barba.

Os três foram detidos junto com outros dois paquistaneses nos últimos territórios que o EI ainda controla no leste da província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria.

As FSD desenvolvem uma ofensiva nessa região, situada a leste do rio Eufrates, para expulsar os radicais da área próxima da fronteira com o Iraque e tomar seu controle definitivamente.

As forças lideradas por curdos expulsaram o EI da maior parte dos territórios que o grupo controlava no norte e no leste da Síria nos últimos anos, em ações que contaram com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

No dia 11 de janeiro, a aliança internacional anunciou o início da retirada de suas tropas da Síria, depois que o presidente Donald Trump considerou que o EI havia sido derrotado no país árabe. EFE

Notícias