Topo
Notícias

UE sanciona quatro colonos extremistas e duas entidades israelenses

19/04/2024 11h18

A União Europeia sancionou quatro colonos extremistas israelenses e duas entidades por "sérios abusos aos direitos humanos" contra palestinos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, anunciou o Conselho da UE nesta sexta-feira (19). 

Esse passo completa uma decisão adotada em 12 de abril e que sancionou os braços militares dos grupos palestinos Hamas e Jihad Islâmica por "violência sexual generalizada" nos ataques de 7 de outubro em Israel. 

Nesta sexta-feira, a UE acrescentou em suas listas de sanções as organizações extremistas israelenses Lehava e Hilltop Youth, pelas constantes agressões contra palestinos. 

Dos altos dirigentes de Hilltop Youth, Meir Ettinger e Elisha Yered, foram sancionadas, assim como os colonos israelenses Neria Ben Pazi e Yinon Levi, por atos de violência contra palestinos.

Todos eles agora estão vetados de entrar no espaço da UE, e eventuais ativos que eles possuam no bloco europeu serão congelados. 

Esses quatro colonos foram sancionados por abusos como "tortura e tratamento cruel, desumano ou degradante" e "a violação do direito à propriedade e à vida privada e familiar dos palestinos na Cisjordânia", segundo a UE. 

Desde que milicianos do Hamas perpetraram ataques em território israelense desde a Faixa de Gaza no último 7 de outubro, colonos e tropas do Exército de Israel na região da Cisjordânia provocaram a morte de pelo menos 468 palestinos, segundo fontes palestinas. 

ahg/eg/dd/aa

© Agence France-Presse

Notícias