Topo
Notícias

Ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe será julgado, diz gabinete de procurador-geral

09/04/2024 21h14

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - Promotores colombianos levarão o ex-presidente Álvaro Uribe a julgamento em um caso de fraude e interferência de testemunhas, disse o gabinete do procurador-geral nesta terça-feira, acrescentando que apresentou uma acusação por escrito contra o ex-chefe de Estado à Suprema Corte. 

Uribe e vários aliados foram investigados por alegações de adulteração de testemunhas, realizadas em uma tentativa de desacreditar acusações de que ele tinha ligações com paramilitares de direita.

Uribe sempre se declarou inocente.

Esta foi a mais recente atualização de uma longa batalha legal, na qual o Tribunal Superior de Bogotá decidiu recentemente, em outubro, não arquivar o caso, seguindo pedido de um promotor.

Uma vez que o braço administrativo de um tribunal tenha liberado os documentos, "a audiência para a formalização das acusações será realizada na data e hora fixadas pelo tribunal", disse um comunicado do gabinete do promotor.

Tanto os acusados no caso quanto os classificados como vítimas terão direito ao devido processo legal respeitado, acrescentou. 

"Confiamos nas instituições democráticas e pedimos que o ex-presidente Uribe tenha o devido processo legal e constitucional respeitado", disse o partido Centro Democrático de Uribe em uma declaração nesta terça-feira, acrescentando que Uribe é inocente.

A equipe legal de Uribe não respondeu a pedido por comentário em um primeiro momento. 

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Notícias