PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Ministro do Afeganistão e filho do fundador do Talibã faz 1ª aparição pública

27.out.2021 - O ministro da Defesa do Talibã, Mohammad Yaqub, filho do fundador do movimento fundamentalista, mulá Omar, fez sua primeira aparição pública - Reprodução/Twitter/@GhaziMedia3
27.out.2021 - O ministro da Defesa do Talibã, Mohammad Yaqub, filho do fundador do movimento fundamentalista, mulá Omar, fez sua primeira aparição pública Imagem: Reprodução/Twitter/@GhaziMedia3

Da AFP

27/10/2021 10h41Atualizada em 27/10/2021 11h19

O ministro da Defesa do Talibã, Mohammad Yaqub, filho do fundador do movimento fundamentalista, mulá Omar, apareceu em público pela primeira vez nesta quarta-feira (27), pedindo aos afegãos que apoiem os hospitais.

A intervenção, na televisão, mostra a evolução midiática dos talibãs, que buscam obter o reconhecimento da comunidade internacional, desde seu primeiro regime (1996-2001) sob mulá Omar, que praticamente nunca se mostrava em público nem permitia a difusão de suas imagens.

"Nossos irmãos empresários (...) devem investir aqui", declarou Mohammad Yaqub no principal hospital militar de Cabul, o Sardar Mohammad Dawood Khan.

"Se permanecermos sinceros e comprometidos com esse objetivo, podemos esperar que dentro de um ou dois anos alcançaremos nossa meta: que nenhum afegão precise deixar o país para se tratar em outro lugar", acrescentou ele, em um vídeo divulgado pelo governo talibã.

A economia afegã, prejudicada após décadas de guerra, está parcialmente paralisada desde que o Talibã voltou ao poder em agosto.

De acordo com a ONU, o Afeganistão tem uma das maiores taxas de mortalidade materna e infantil do mundo.

Até o Talibã chegar ao poder, Mohammad Yaqub era o chefe de sua poderosa comissão militar, que decidia os rumos estratégicos da guerra contra o governo afegão.

Notícias