Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Quito diz que recorrerá à justiça para não ser removido pelo vice

21/07/2021 03h30

Quito, 19 jul (EFE).- O prefeito de Quito, Jorge Yunda, anunciou que tomará medidas legais contra a polêmica remoção de seu cargo aprovada por alguns vereadores da oposição liderados pelo vice-prefeito, Santiago Guarderas, que já assinou um documento para assumir o comando da cidade.

A situação desconcertante surgiu após um tribunal ter revogado na segunda-feira as medidas cautelares que Yunda tinha solicitado em meio à remoção.

O Conselho Municipal removeu Yunda do cargo no dia 3 de junho, a pedido de um grupo de cidadãos que o acusaram de não ter cumprido as suas funções e de ter se recusado a prestar contas da gestão. O prefeito também gerou polêmica devido a alguns contratos que supostamente beneficiaram parentes, insinuações que ele rejeita.

Em reunião com vereadores e cidadãos, Guarderas assinou na tarde de segunda-feira uma resolução para assumir o cargo de prefeito da capital equatoriana até 2023.

"Colocaremos ordem na prefeitura. Apresentaremos ao Conselho e à cidade o projeto de reativação econômica", disse Guarderas, quem impulsionou o processo de remoção de Yunda.

Com a maioria dos vereadores que compõem o Conselho Municipal, Guarderas conseguiu a remoção do prefeito, que solicitou a dois tribunais medidas de proteção e cautelares para evitar sua saída do cargo.

Ao saber que uma juíza revogou as medidas cautelares que o assistiam, Yunda afirmou que apresentará "os recursos" legais que a lei permite e que solicitará medidas de proteção "diante de qualquer tentativa de tomada da prefeitura".

O Tribunal de Justiça da província de Pichincha, cuja capital é Quito, deverá se pronunciar na próxima sexta-feira sobre o recurso de ação de proteção a favor de Yunda. O atual prefeito acredita que a remoção do cargo deveria ser anulada.

"O descumprimento de ordem legítima de autoridade competente é um delito. Existe uma ação de proteção que evidenciou a vulneração dos meus direitos, isso ainda está sendo resolvido pelo Tribunal Provincial de Justiça", escreveu Yunda no Twitter.

Guarderas, por sua vez, disse que o processo de remoção "seguiu rigidamente o devido processo" e que foi tomado com "prudência".

Notícias