Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro promete a Biden zerar desmatamento ilegal

15/04/2021 10h20

SÃO PAULO, 15 ABR (ANSA) - Em busca de dinheiro dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta a seu homólogo Joe Biden se comprometendo pela primeira vez a zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.   

A meta é semelhante àquela que havia sido prometida pelo governo de Dilma Rousseff na assinatura do Acordo de Paris sobre o clima, em 2015, mas que vinha sendo ignorada pela gestão Bolsonaro.   

"Queremos reafirmar, nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030", escreveu Bolsonaro, segundo trecho da carta divulgado pela Folha de S. Paulo.   

O governo federal tenta obter financiamento dos Estados Unidos para a preservação da Amazônia, mas a Casa Branca exige metas concretas de combate ao desmatamento ilegal para liberar o dinheiro.   

Ainda durante a campanha eleitoral de 2020, Biden já havia indicado que estava disposto a dar recursos ao Brasil para acabar com a devastação da floresta. A carta de Bolsonaro, segundo a Folha, foi enviada na última quarta-feira (14), pouco mais de uma semana antes de uma cúpula climática virtual organizada pelos EUA.   

"Reitero o compromisso do Brasil e do meu governo com os esforços internacionais de proteção do meio ambiente, combate à mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável.   

Teremos enorme satisfação em trabalhar com V. Excelência em todos esses objetivos comuns", escreveu Bolsonaro.   

Em setembro passado, o presidente havia afirmado que não aceitaria "subornos" para controlar a destruição da maior floresta tropical do planeta. Bolsonaro recuou até mesmo em seu discurso agressivo contra ONGs ambientalistas, a quem chegou a culpar, sem provas, pelas queimadas na Amazônia.   

"Queremos ouvir as entidades do terceiro setor, indígenas, comunidades tradicionais e todos aqueles que estejam dispostos a contribuir para um debate construtivo e realmente comprometido com a solução dos problemas", destacou o presidente, de acordo com a Folha.   

A cúpula ambiental de Biden será realizada entre os dias 22 e 23 de abril.   

Plano Amazônia - Também na última quarta, saiu no Diário Oficial da União o Plano Amazônia 2021/2022, que pela primeira vez no governo Bolsonaro oficializa uma meta de combate ao desmatamento na floresta.   

Elaborado pelo vice-presidente da República e presidente do Conselho da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, o documento estabelece como objetivo reduzir, até o fim de 2022, o desmatamento ilegal e as queimadas para os níveis da média histórica entre 2016 e 2020.   

De acordo com o Observatório do Clima, a média de desmatamento nesse quinquênio é de 8,7 mil quilômetros quadrados, índice 16% maior do que antes de Bolsonaro assumir o poder (7,5 mil quilômetros quadrados).   

Ou seja, se o governo cumprir a meta à risca, o desmatamento em 2022 ainda será 16% maior do que no período pré-Bolsonaro.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias