Topo

Sony compra Insomniac, estúdio que fez videogame Spider-Man

Chris Palmeri

20/08/2019 11h37

(Bloomberg) -- A Sony assinou a compra da Insomniac Games, estúdio de videogames responsável pelo Spider-Man, da Marvel, sucesso de vendas no ano passado. A aquisição faz parte da estratégia da gigante japonesa para se manter competitiva por meio de desenvolvedores independentes de games.

O estúdio, com sedes em Burbank, Califórnia, e Durham, Carolina do Norte, foi fundado há 25 anos pelo atual presidente, Ted Price. A parceria na produção de jogos para a Sony vem de longa data e inclui Ratchet & Clank (game de batalha em um ambiente de ficção científica) e o próprio Spider-Man, que vendeu mais de 13,2 milhões de cópias.

Os dados financeiros do acordo não foram divulgados.

O PlayStation da Sony continua sendo o console de videogame mais vendido no mundo. Mas como o resto do setor, enfrenta o sucesso global do Fortnite, da Epic Games, e a mudança mais ampla em favor de jogos gratuitos.

Apple, Facebook e Google também declararam intenção de aumentar a presença no segmento. E desenvolvedores tradicionais do ramo, como Electronic Arts, estão lançando serviços de assinatura, disponibilizando até seus produtos mais populares mediante pagamento de mensalidades.

A Sony agora opera 14 estúdios de videogame pelo mundo. Há muito tempo, os games de seus estúdios próprios só funcionam no PlayStation, da mesma forma que Microsoft e Nintendo fazem com suas plataformas.

Distribuição ampla

Em entrevista, Shawn Layden, responsável global pelos estúdios de games da Sony, explicou que os títulos exclusivos ainda farão parte da estratégia, mas que alguns jogos ? especialmente aqueles para diversos jogadores e que são próprios para microcomputadores ? podem ganhar distribuição mais ampla.

"Precisamos apoiar a plataforma PlayStation, isso é inegociável", disse Layden. "Dito isto, lá na frente, alguns títulos sairão da minha coleção de estúdios que talvez precisem de uma base instalada maior."

A Sony deve anunciar a quinta geração do PlayStation no futuro próximo. A atual versão foi lançada em 2013.

Mais Notícias