Topo

Bebê nasce com o coração fora do tórax na Bolívia

2019-03-22T21:56:00

22/03/2019 21h56

La Paz, 22 mar (EFE).- Um bebê que nasceu com o coração fora do tórax na Bolívia foi internado em um hospital de Sucre, capital administrativa do país, para receber atendimento especializado enquanto se analisa se pode ser operado.

Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), o bebê foi levado pelo seu pai na noite passada da cidade de San Lucas, a cerca de 200 quilômetros de Sucre.

A diretora do Hospital Jaime Sánchez Porcel de Sucre, María Elena Ponce, informou nesta sexta-feira que a menina foi estabilizada e recebe cuidado especializado, de acordo com a agência estatal.

A mãe do bebê, de 31 anos, permanece em San Lucas se recuperando do parto, segundo relatou a diretora.

O Serviço de Neonatologia do hospital coordena os exames necessários para determinar se a recém-nascida, que pesa 2.500 gramas, pode ser operada em Sucre ou em outra cidade, declarou Ponce, de acordo com ABI.

A dextrocardia é uma má-formação por meio da qual o coração fica fora do tórax, inclinado para o lado direito ao invés do esquerdo, que costuma estar associada a uma anomalia conhecida como situs inversus, pela qual os órgãos acabam se situando no lado oposto do corpo.

Um caso destes tipos de más-formações, excepcionais entre recém-nascidos, foi reportado também na Bolívia em novembro do ano passado e gerou preocupação no país até o ponto que o presidente, Evo Morales, instruiu o Ministério da Saúde a prestar toda a ajuda necessária à menina e sua família. EFE

Mais Notícias