Topo
Notícias

Deputada Amália Barros passa por novo procedimento médico e segue na UTI

Deputada Federal Amalia Barros (PL-MT) - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputada Federal Amalia Barros (PL-MT) Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/05/2024 17h55Atualizada em 08/05/2024 18h13

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) passou por um novo procedimento médico na terça-feira (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O que aconteceu

Na terça, Amália passou por um procedimento de drenagem de vias biliares. O procedimento visa retirar o líquido biliar acumulado em excesso no fígado. Ela continua internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, segundo o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (8).

A parlamentar está internada desde a última quarta-feira (1º). Ela foi submetida a procedimentos cirúrgicos para retirada de um nódulo no pâncreas na quinta-feira (2).

Transferência para a UTI se deu após a "reabordagem cirúrgica", realizada na quinta. No sábado (4), foi divulgado que a deputada apresentou "melhora expressiva" após passar por um segundo procedimento cirúrgico. Anteriormente, um boletim do hospital já havia informado que uma revisão cirúrgica estava programada para até 48 horas após o procedimento de quinta.

Não há perspectiva de alta. Ela está sob os cuidados da cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar. A médica é conhecida por cuidar de famosos e políticos, e chegou a ser cotada para o ocupar o Ministério da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar também está sob supervisão do médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, cirurgião do aparelho digestivo da unidade hospitalar e médico de Bolsonaro.

"Deputada continua se desenvolvendo bem e se recuperando." Uma publicação feita no perfil de Amália no Instagram também agradeceu a apoiadores pelas orações e carinho. A parlamentar é vice-presidente do PL Mulher Nacional.

Pedido de orações

Deputado e marido pedem que orações continuem pela saúde da parlamentar. Em vídeo divulgado no domingo (5), o deputado Abilio Brunini (PL-MT) e Thiago Boava, companheiro de Amália, afirmaram que a visitaram e ela estava se recuperando, tendo uma "melhora significativa", após passar por "procedimentos cirúrgicos bem difíceis".

Ela saiu do estado "gravíssimo", mas continua ainda com observações de um tratamento grave. "Gente, muito obrigada pelas orações de vocês, foram fundamentais. Oração tem um poder absurdo. Amália é um milagre de Deus. Muito obrigado mesmo pelas mensagens de carinho", disse Thiago.

Notícias