Topo
Esporte

Entenda como Carille foi demitido no Santos mesmo com objetivos cumpridos e carinho interno

19/11/2024 05h00

O Santos optou por interromper o trabalho de Fábio Carille. O técnico até tinha uma boa relação interna no clube, mas viu a pressão externa ficar insustentável.

A grande crítica dos torcedores era em relação ao futebol apresentado pela equipe ao longo da Série B do Campeonato Brasileiro. Vice-campeão do Paulistão, o Peixe entrou com altas expectativas no torneio nacional.

O clube até começou bem, deixando a impressão que poderia subir com certa tranquilidade. Foram cinco vitórias logo nas seis primeiras partidas. A partir da sétima rodada, entretanto, começou um pesadelo. Foram quatro derrotas seguidas, para América-MG, Botafogo-SP, Novorizontino e Operário-PR.

Presidente do Santos despista sobre possíveis retornos de Gabigol e Neymar
Presidente do Santos despista sobre possíveis retornos de Gabigol e Neymar
Após a conquista do Brasileirão Série B, Marcelo Teixeira falou sobre a situação de Neymar e Gabigol.
0 seconds of 1 minute, 47 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Santos continua treinando de olho no Bragantino
00:49
00:00
01:47
01:47
 
Assista ao próximo vídeo Santos continua treinando de olho no Bragantino Rollheiser fala sobre adaptação e boa atuação pelo Santos Santos se reapresenta com novos uniformes de treino César Sampaio lamenta erros 'evitáveis' no início do San-São Gabriel Bontempo relembra primeiro gol e projeta clássico contra São Paulo Bastidores da vitória do Santos sobre o Atlético-MG na Vila Belmiro Santos bate o Atlético-MG e vence a primeira no Brasileiro; veja os gols César Sampaio se emociona após assumir cargo de técnico em vitória do Santos Santos finaliza preparação para jogo contra o Atlético-MG Pedro Martins fala sobre futuro do Santos Pedro Caixinha analisa momento do Santos e cita força por melhora Neymar treina forte antes de Fluminense x Santos Com Neymar, Santos vence jogo-treino; craque fala sobre recuperação Neymar volta a treinar com elenco do Santos Caixinha exalta recuperação de Neymar e confirma volta aos treinos com elenco Thaciano e Diego Pituca marcar para o Santos contra o Bahia; veja os gols Peixe treina para enfrentar o Bahia; Neymar faz fortalecimento muscular Com Neymar em recuperação, Santos treina para sequência do Brasileiro Thaciano projeta reação do Santos em reencontro com o Bahia Veja mais vídeos do Santos FC no OneFootball

O Alvinegro Praiano chegou a cair para o sétimo lugar e Carille viveu sua primeira instabilidade. Dentro de campo, os resultados até melhoraram - não à toa a equipe foi campeã -, mas o treinador nunca mais teve tranquilidade.

A pressão começou a ficar mais intensa por volta de julho, quando o nome do técnico foi especulado no Corinthians. Um fator que irritou a muitos foi a falta de posicionamento de Carille, que tem uma passagem de expressão pelo Timão.

No fim, o técnico acabou decidindo ficar na Baixada Santista, mas as críticas começaram a ficar cada vez mais recorrentes. Para piorar, algumas falas do treinador incomodaram. No último domingo, por exemplo, a frase "vocês não sabem o que é pressão" repercutiu mal entre os torcedores.

A pouca presença de jogadores das categorias de base também foi bastante questionada. A principal cobrança era em relação a Miguelito. O meia, tratado como uma das joias do Santos, atuou em somente quatro partidas no time de cima, todas saindo do banco.

Questionado sobre o tema, Carille prometeu que iria dar mais minutos para o Menino da Vila, que vive bom momento na seleção boliviana, mas não cumpriu.

Apesar de tudo isso, o treinador tinha o respaldo da diretoria e uma boa relação com o elenco. Os jogadores defenderam o trabalho da comissão técnica em algumas oportunidades.

Uma cena que chamou atenção, inclusive, foi os atletas respondendo as vaias da torcida com aplausos para Carille durante a cerimônia de entrega da taça da Série B do Campeonato Brasileiro.

Pesou, no entanto, o lado humano. A alta cúpula entendeu que não tinha mais clima para a continuidade do trabalho. A pressão externa poderia prejudicar o desempenho dentro de campo em 2025.

Ao todo, foram 53 partidas, com 30 vitórias, 10 empates e 13 derrotas, além de 78 gols marcados e 44 sofridos. Carille levou o Santos de volta à Série A e conquistou o título da Segunda Divisão.

Esporte

publicidade