Topo
Notícias

McDonald's começará a reabrir restaurantes na Ucrânia

11/08/2022 19h11

Nova York, 11 ago (EFE).- O McDonald's anunciou nesta quinta-feira que vai reabrir alguns dos restaurantes em Kiev e em outras áreas do oeste da Ucrânia, país em que, todos os estabelecimentos da rede foram fechados em fevereiro por causa da invasão russa.

A companhia não divulgou datas concretas, apenas disse que "durante os próximos meses", começará a trabalhar com fornecedores para obter os produtos necessários e preparar os restaurantes para voltar a receber clientes.

Segundo o McDonald's, os próprios funcionários na Ucrânia solicitaram a reabertura, apoiada também pelas autoridades locais, que consideram que será uma forma de auxiliar a reativação da economia e fazer com que seja recuperado algum grau de normalidade no país.

"Depois de longas consultas e discussões com autoridades ucranianas, fornecedores e especialistas em segurança, e considerando o pedido de nossos funcionários de voltar ao trabalho, decidimos instituir um plano por etapas para reabrir alguns restaurantes no oeste da Ucrânia, onde outras empresas reabriram de forma segura", disse Paul Pomroy, vice-presidente sênior de Mercados Internacionais da rede, por meio de comunicado.

Até o momento, não há informações sobre quantos restaurantes serão reabertos entre os mais de 100 que o McDonald's tinha na Ucrânia antes da invasão russa.

Com o inicio da guerra, a multinacional continuou pagando os salários de mais de 10 mil funcionários na Ucrânia, enquanto estudava as possibilidades de reabertura, conforme relembrou Pomroy.

Por consequência da invasão, o McDonald's decidiu fechar também seus restaurantes na Rússia e, posteriormente, deixar totalmente qualquer atividade no país, onde atuava havia três décadas.

Em maio deste ano, a companhia anunciou a venda de todas as operações no território russo para o empresário e ex-dono de franquias Alexandr Govor, que reabriu os estabelecimentos, agora chamados "Vkusno & Tochka" (Saboroso e Ponto, em tradução livre). EFE

Notícias