Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Caravana de migrantes avança pelo terceiro dia seguido no sul do México

25/10/2021 19h31

Tuxtla Gutiérrez, México, 25 Out 2021 (AFP) - Cerca de mil migrantes que partiram no sábado de Chiapas, no sul do México, continuam nesta segunda-feira (25) sua marcha até a capital do país, onde esperam que seus trâmites de trânsito ou permanência legal sejam resolvidos rapidamente.

A caravana, denominada "pela justiça, dignidade e liberdade do povo migrante" e composta por estrangeiros de pelo menos oito nacionalidades, saiu no sábado de Tapachula e seguia sua passagem pela estrada costeira de Chiapas depois de pernoitar na cidade de Huehuetan.

O grupo partiu às 6h30 locais (8h30 de Brasília) com o objetivo de chegar a Huixtla, a 18 quilômetros de distância. Estão avançando lentamente e sob a vigilância de agentes do Instituto Nacional de Migrações e da Guarda Nacional, verificou a AFP.

Ismael Gualapuro e sua esposa, Lizbeth Guisun, equatorianos de 23 anos que viajam com sua filha Kenai, de dois anos de idade, contam que tiveram a sorte de não serem interceptados pela Guarda Nacional e que sua meta é chegar aos Estados Unidos para trabalhar.

"No meu país não dá mais, o país, a sociedade está em decadência, e não quero que minha filha cresça com isso", afirma Gualapuro.

A família passou dois meses em Tapachula, onde as autoridades da Migração como a Comissão de Ajuda aos Refugiados (COMAR) disseram que não poderiam ajudá-los "porque havia gente demais".

"Quando ouviram a caravana, nos chamaram para nos dar agendarmos, mas para março do outro ano", acrescenta Gualapuro.

Questionado sobre a reivindicação dos migrantes da caravana, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, disse nesta segunda-feira que "é importante que os migrantes sejam tratados com respeito e dignidade" e que os pedidos de refúgio sejam atendidos "rapidamente".

Dezenas de milhares de migrantes que buscam refúgio no México entram por Tapachula, especialmente centro-americanos e haitianos que fogem da violência e da pobreza em seus países e tentam ir para os Estados Unidos. Esse fluxo se acelerou este ano.

Segundo dados oficiais, 1,3 milhão de migrantes foram detidos na fronteira sul dos Estados Unidos desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca em janeiro, uma onda migratória que não era vista havia duas décadas.

A organização Human Rights Watch denuncia que o México expulsou cerca de 54 mil estrangeiros até agora em 2021.

str-jla/lda/ic/mvv

Notícias