Topo
Notícias

Rei da Holanda se desculpa após férias controversas

21/10/2020 11h56

Haia, 21 Out 2020 (AFP) - O rei Willem-Alexander da Holanda se desculpou, nesta quarta-feira (21), após ter sido obrigado a interromper suas férias em família na Grécia, devido à indignação dos holandeses, atualmente em "confinamento parcial" para combater a segunda onda da covid-19 no país.

"Lamento ter traído sua confiança em nós", declarou o monarca, sentado junto à rainha Máxima, em um vídeo divulgado no Twitter pelo Palácio Real.

Willem-Alexander admitiu que foi "muito imprudente não considerar o impacto das novas restrições em nossa sociedade", e destacou que tomou a decisão de interromper a viagem.

A família real encurtou suas férias no sábado, um dia depois de chegar à Grécia. Afirmaram que levaram em conta a "intensa" reação de seus compatriotas, que foram recomendados a limitar seus deslocamentos ao máximo.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, admitiu no domingo (18) que fez uma "má avaliação", ao não aconselhar o monarca a desistir das férias, em um momento em que a Holanda acaba de endurecer suas medidas para frear a pandemia.

Desde a aparição da doença, foram registrados oficialmente 244.391 casos na Holanda, com 6.814 mortes, segundo os últimos dados oficiais.

smt/mm/me/mb/aa/tt

Twitter

Notícias