Topo
Notícias

Confronto no enclave separatista de Nagorno Karabakh entra no 4º dia

30/09/2020 16h31

Baku/Tblisi, 30 set (EFE).- Os confrontos entre forças militares do Azerbaijão e da Armênia, no enclave separatista de Nagorno Karabakh - de maioria da população armênia dentro do território azeri -, entraram nesta quarta-feira no quarto dia.

"Neste momento, acontecem combates em toda a linha de frente", divulgou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa do Azerbaijão, em nota enviada à imprensa.

Além disso, a pasta ainda informou que as tropas armênias tentaram uma ofensiva em direção ao povoado de Magadis, no leste de Nagorno Karabakh, com o intuito de recuperar posições perdidas anteriormente.

"Essas ações do inimigo foram repelidas e nossas tropas realizam uma contra-ofensiva para esmagar sua resistência", indicou o Ministério da Defesa azeri.

O governo da Armênia, por sua vez, informou que o Azerbaijão bombardeou as posições que mantém no norte de Nagorno Karabakh.

"Estão utilizando drones de fabricação turca. Há caças F-16 turcos no ar", escreveu no Facebook o porta-voz do Ministério da Defesa armênio, Shushan Stepanian.

O conflito entre Armênia-Azerbaijão remonta aos tempos da União Soviética, quando no final da década de 1980, o território azerbaijano de Nagorno-Karabakh, povoado principalmente por armênios, solicitou sua incorporação à vizinha Armênia, após o que estourou uma guerra que deixou cerca de 25 mil pessoas mortas.

Notícias