Topo
Notícias

Picapes: a partir de R$ 53 mil, saiba quais são as mais baratas do Brasil

Na versão Robust, com cabine simples, VW Saveiro é a picape mais acessível do mercado: R$ 53.150 - Divulgação
Na versão Robust, com cabine simples, VW Saveiro é a picape mais acessível do mercado: R$ 53.150 Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 04h00

Quem quiser levar para casa uma picape zero-km terá de abrir a carteira. Em configurações com cabine simples, as versões mais espartanas, voltadas principalmente para o trabalho, não saem por menos de R$ 53 mil.

É da Volkswagen o modelo mais barato à venda atualmente. Trata-se da Saveiro Robust 1.6, que com cabine simples tem o preço sugerido de R$ 53.150.

Depois dela, vem a Fiat Strada Working 1.4, tabelada a R$ 54.990, também com cabine simples. Vale lembrar que o modelo está prestes a estrear nova geração, com visual alinhado ao da "irmã" maior, Toro.

A rival das duas é a Chevrolet Montana LS. Com acabamento despojado, motor 1.4 e a mesma dianteira do finado hatch Agile, do qual deriva, o modelo parte de R$ 56.290.

Strada Working - Divulgação - Divulgação
Como o próprio nome indica, despojamento da Strada Working sugere vocação para o trabalho
Imagem: Divulgação

A seguir, ainda com cabine simples, vêm as versões Hard Working da Strada, por R$ 61.590, e Trendline da Saveiro, por R$ 65.090.

Com cabine dupla, preços começam em R$ 66.240

Com cabine dupla, o modelo mais barato do mercado também é um Volkswagen. É a variante CD da Saveiro Robust, que parte de R$ 66.240.

Oroch Express - Divulgação - Divulgação
Na Oroch Express, só o essencial: até o ar-condicionado deve ser pago à parte
Imagem: Divulgação

Para quem precisa de mais espaço, a primeira opção de maior porte é a Renault Oroch, derivada do SUV Duster. A versão "pé de boi" Express tem só o estritamente necessário: nada de rodas de liga leve ou central multimídia, e o ar-condicionado é vendido à parte, por R$ 3.400 extras. Mas a valente leva até 680 kg na caçamba e custa R$ 66.550. O motor é o mesmo 1.6 de origem Nissan e até 120 cv que também equipa a família Logan e Sandero.

Strada Freedom CS - Divulgação - Divulgação
Strada Freedom é cara para uma picape compacta de cabine simples: R$ 68.490
Imagem: Divulgação

Na relação de picapes, os três modelos que fecham a sequência de dez mais baratas são versões mais equipadas das compactas. A Montana Sport, opção de topo do modelo Chevrolet, custa R$ 67.490. Na gama da Fiat Strada, o catálogo Freedom com cabine simples sai por R$ 68.490, enquanto a hard Working com cabine estendida parte de R$ 72.490.

Duster Oroch Dynamique - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Versão de topo da Renault pode vir com motor 1.6 ou 2.0; no segundo caso, há opção de câmbio automático
Imagem: Murilo Góes/UOL

Quem abre a segunda metade da lista é a versão intermediária da Oroch, Expression, a R$ 74.440, quase o mesmo preço da Strada Working com cabine dupla (R$ 74.490). Quem quiser o modelo da Renault em versão mais equipada deve partir para a Dynamique, por R$ 77.340 com motor 1.6, ou R$ 78.440 com o 2.0 de 148 cv, ainda com câmbio manual (com a transmissão automática de apenas quatro marchas, o preço salta para R$ 83.540).

A seguir, vêm os catálogos mais caros das picapinhas da Fiat e VW, com cabine dupla. Na linha Strada, são R$ 81.490 pela versão Freedom e R$ 83.690 pela Adventure. Na mesma proposta de inspiração off-road, a Saveiro Cross custa R$ 85.860.

Fiat Toro Freedom - Divulgação - Divulgação
Na configuração da Foto, Freedom 1.8 AT, Fiat Toro custa R$ 114.990
Imagem: Divulgação

Modelo de transição, Fiat Toro parte de quase R$ 100 mil

Já em um outro patamar de porte e preço, surge a picape Fiat Toro, na versão de entrada, Endurance, com motor 1.8 flexível. Custa R$ 96.990 com câmbio manual e R$ 102.990 com o automático.

Na 19ª posição, aparece a primeira picape média, Chevrolet S10. A opção básica Advantage CD, com motor 2.5 de até 206 cv e câmbio automático de seis velocidades, parte de R$ 113.290 e carrega até 940 kg.

A lista se completa com a versão intermediária da Toro, chamada Freedom. Primeira da gama a trazer central multimídia de série, ela custa R$ 114.990. Vem equipada com motor 1.8 flexível e câmbio automático de seis velocidades.

Ford Ranger XLS - Divulgação - Divulgação
Ford Ranger XLS 4x2 tem preço sugerido a partir de R$ 129.800
Imagem: Divulgação

Faixa de R$ 120 mil a R$ 150 mil é "andar de baixo" das picapes médias

Quem precisar de picapes médias terá de desembolsar um pouco mais. Com cabine simples e tração 4x4, as opções mais em conta são a Amarok S (R$ 130.590, com motor 2.0 de 140 cv) e a Chevrolet S10 LS (R$ 138.090, com motor 2.8 de 200 cv).

Com cabine dupla, as próximas opções são a Toyota Hilux SR 4x2 (R$ 121.990), a Ford Ranger XLS 4x2 (R$ 129.800), a Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor 4x4 (R$ 136.990) e a VW Amarok SE 4x4 (R$ 156.290).

Notícias