Topo
Notícias

Putin diz que Rússia tem que ser República presidencialista forte

22/01/2020 16h07

Por Vladimir Soldatkin

MOSCOU (Reuters) - A Rússia precisa permanecer uma República presidencialista forte, disse o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira, quando perguntado sobre um possível período de transição depois que ele deixar o cargo em 2024.

Na semana passada, Putin, que sob a Constituição não pode concorrer a outro mandato presidencial, propôs mudanças constitucionais que lhe dariam margem para ampliar seu controle sobre o poder após deixar da Presidência.

As sugestões incluem a redução dos poderes da Presidência e o fortalecimento dos do primeiro-ministro, provocando especulações de que Putin esteja de olho no retorno a um cargo que ocupou de 2008 a 2012.

"Nosso país, obviamente, tem que ser uma República presidencialista forte. Essa é a primeira coisa. E então, temos tantos grupos étnicos, nacionalidades, modos de vida que é praticamente impossível integrar na estrutura de uma República parlamentar", disse Putin, em comentários que pareciam contradizer a mensagem da semana passada.

Putin, de 67 anos, falava em uma reunião televisionada com estudantes russos no resort de Sochi, no Mar Negro.

Questionado por um estudante se a Rússia deveria considerar a criação de algum tipo de instituição de transição, como aconteceu em Cingapura, Putin afirmou que isso não era apropriado para seu país.

Notícias