Topo
Notícias

Advogado de Trump Giuliani não vai cooperar com inquérito de impeachment

15/10/2019 19h08

Por Jonathan Landay e Karen Freifeld

WASHINGTON (Reuters) - Rudy Giuliani, advogado pessoal do presidente norte-americano, Donald Trump, não vai cooperar com uma investigação de impeachment que está concentrando seus esforços para pressionar um governo estrangeiro a investigar um dos rivais políticos de Trump, disse seu advogado nesta terça-feira.

"Parece ser um 'inquérito de impeachment' inconstitucional, infundado e ilegítimo", disse o advogado de Guiliani, Jon Sale, em carta ao Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados.

As informações solicitadas relacionadas ao trabalho de Giuliani na Ucrânia são protegidas pela prerrogativa advogado-cliente e outras, segundo a carta.

"Além disso, a intimação é exagerada, excessivamente onerosa e busca documentos além do escopo de uma investigação legítima", escreveu Sale.

Parlamentares dos EUA estavam ouvindo o depoimento a portas fechadas de um diplomata sênior dos EUA, George Kent.

Kent compareceu apesar de ter sido ordenado pela Casa Branca e pelo Departamento de Estado a não cooperar com a investigação. Ele recebeu uma intimação dos parlamentares na manhã de terça-feira.

Democratas na Câmara dos Deputados dos EUA estão analisando se há motivo para o impeachment de Trump por pedir ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um telefonema de 25 de julho, para investigar alegações infundadas sobre o rival político Joe Biden.

Notícias