Topo
Notícias

Líderes independentistas da Catalunha são condenados a até 13 anos de prisão

14/10/2019 08h05

Madri, 14 out (EFE).- O Tribunal Supremo da Espanha condenou nesta segunda-feira a 13 anos de prisão o ex-vice-presidente da comunidade autônoma da Catalunha Oriol Junqueras, e a um máximo de 12 anos outros oito processados por insurreição e desvio no processo com o qual tentaram conseguir a independência da região em 2017.

Três antigos conselheiros do governo autônomo catalão foram condenados a 12 anos de prisão por insurreição e desvio: Raül Romeva, Jordi Turull e Dolors Bassa, enquanto os seus companheiros Joaquim Forn e Josep Turull terão que cumprir 10 anos por insurreição.

A ex-presidente do Parlamento autônomo catalão Carme Forcadell foi condenada a 11 anos e seis meses, já os líderes de associações independentistas Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram condenados a nove anos de prisão, todos por crime de insurreição.

Os nove condenados, que já cumprem prisão preventiva, estão inabilitados para exercer qualquer cargo público até o cumprimento total da pena.

Outros três processados que estavam em liberdade condicional foram absolvidos do crime de desvio e não irão para a prisão.

O tribunal julgou os 12 líderes independentistas processados entre fevereiro e junho pela organização de um referendo de "autodeterminação" e uma declaração parlamentar a favor da independência unilateral da região da Catalunha, que depois foi cancelada pelo Tribunal Constitucional espanhol. EFE

Notícias