Topo
Notícias

Tempestade tropical Humberto se tornará furacão, mas distante da terra

14/09/2019 15h57

Miami, 14 set (EFE).- A tempestade tropical Humberto está estacionária perto das Ilhas Ábaco, mas ao longo do dia irá se afastando lentamente das Bahamas e ao mesmo tempo fortalecendo os seus ventos, até chegar a ser um furacão neste domingo.

Segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), Humberto não vai seguir o caminho de destruição do Dorian, o furacão de categoria 5 que assolou as ilhas do noroeste do arquipélago há menos de duas semanas.

A expectativa é que ainda hoje o sistema comece a se movimentar para o norte-noroeste e que na segunda-feira faça um giro brusco para o nordeste.

Na trajetória prevista, o Humberto se afastará gradualmente do noroeste das Bahamas a partir desta tarde e depois se deslocará para mar aberto, afastado do litoral leste da Flórida.

A velocidade dos ventos máximos sustentados aumentou de 85 km/h, com rajadas maiores, e espera-se um fortalecimento gradual até chegar a ter categoria de furacão, na noite deste domingo.

Nas previsões do NHC, o Humberto não deverá produzir ressaca ciclônica significativa no noroeste das Bahamas, mas as ondas geradas devem aumentar e afetar a costa desde o centro-leste da Flórida até a Carolina do Sul. Além disso, é possível que causem condições de ressaca e correntes marinhas perigosas.

Atualmente, o NHC monitora quatro sistemas na bacia atlântica que podem chegar a ser tempestades nomeadas nos próximos dias, um deles na parte oriental do Golfo do México. EFE

Notícias