Topo
Notícias

Aviação de Hafter ataca o aeroporto de Misrata, na Líbia

18/08/2019 09h02

Trípoli, 18 ago (EFE).- A aviação militar das forças Al Karama (Dignidade), comandadas pelo marechal Khalifa Hafter, cujas tropas controlam a maior parte da Líbia e todas as jazidas de petróleo do país, atacaram na noite de sábado o aeroporto internacional da cidade de Misrata, 200 quilômetros a leste de Trípoli, informou à Agência Efe uma fonte dos serviços de segurança.

Ao longo do sábado, pelo menos dez civis morreram em outro ataque aéreo contra a cidade de Murzuq, no sudoeste, enquanto o jardim zoológico do bairro de Abu Salim, no sul de Trípoli, foi bombardeado sem causar mortes.

O marechal iniciou no dia 4 de abril uma ofensiva para tentar conquistar a capital quando o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava de visita oficial, em uma clara mensagem à comunidade internacional.

Desde então, morreram mais de mil pessoas entre milicianos e civis, mais de 5.000 ficaram feridas e cerca de 100 mil foram obrigadas a deixar as suas casas e se tornaram refugiados internos.

A Líbia tem dois governos atualmente: um no leste, dirigido pelo marechal Hafter e apoiado militarmente por Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes, França e Rússia, e outro chamado de Governo do Acordo Nacional (GNA), respaldado pela ONU. EFE

Notícias