Topo
Notícias

Por 3 a 2, STF nega HC temporário a Lula e mantém petista na prisão

26/06/2019 00h09

Sugestão foi lançada durante a análise do pedido de suspeição de Sérgio Moro e contou com apoio de dois ministros. Para eles, mensagens trazidas pelo site The Intercept exigem mais tempo para uma decisão de mérito e que até lá Lula deveria ser solto. Mas outros três magistrados negaram o salvo conduto temporário.

Raquel Miura, correspondente em Brasília

O pedido de suspeição contra Sérgio Moro no processo que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cadeia não teve o mérito julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Mas uma a ideia de um habeas corpus provisório foi analisado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal e a maioria dos ministros considerou que Lula deve aguardar o julgamento preso.

O voto mais esperado era o de Celso de Melo, diante do conhecimento prévio da posição de outros magistrados. Para o decano do STF, é possível ao juiz usar seu "poder geral de cautela toda vez que se cuidar de algo favorável ao acusado". E frisou que nesse caso - o do apartamento no Guarujá - há condenação em três instâncias contra o ex-presidente. Celso de Melo, no entanto, disse que a posição dele agora não antecipa sua análise de mérito, que ainda será apresentada. "Nem apreciação do fundo da controvérsia", o que será feito em "momento oportuno", afirmou.

Notícias