Topo
Notícias

Trump diz que ação sobre imigrantes começa na próxima semana

18/06/2019 19h02

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira que uma grande ação sobre imigração vai começar na próxima semana, mas não deu detalhes sobre o que está planejado, que a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, denunciou como uma "arrastão de deportação em massa".

Trump, que estava falando com repórteres na Casa Branca antes de uma viagem à Flórida, elogiou o México pelas ações tomadas nos últimos dias para conter o fluxo de imigrantes para os Estados Unidos.

O presidente republicano escreveu em um tuíte na segunda-feira que as autoridades dos EUA iriam na próxima semana iniciar o processo de remoção de milhões de imigrantes que estão no país ilegalmente.

Respondendo a um repórter que disse que as autoridades de imigração não sabiam sobre essa ação anunciada, Trump disse: "Eles sabem, eles sabem. Eles vão começar na próxima semana e com pessoas que vêm ao nosso país, e eles vêm ilegalmente --eles têm que sair."

Pelosi, a principal autoridade eleita do Partido Democrata, disse em um comunicado: "A nova ameaça do presidente de um arrastão de deportação em massa é um ato de total maldade e intolerância, destinado exclusivamente a injetar medo em nossas comunidades."

Há uma estimativa de que 12 milhões de imigrantes estão ilegalmente nos Estados Unidos.

(Reportagem de Jeff Mason)

Notícias