Topo
Notícias

Sonda japonesa Hayabusa2 se prepara para pousar em asteroide

21/02/2019 19h25

Tóquio, 21 Fev 2019 (AFP) - A sonda japonesa Hayabusa2, que está há meses na órbita de um asteroide, pousará no domingo nesse corpo celeste para coletar amostras, uma missão arriscada que a Agência de exploração espacial Jaxa administra com extrema prudência.

A operação, que representa o ponto culminante do périplo da Hayabusa2, estava prevista para outubro passado, mas foi complicado encontrar um local de pouso apropriado, devido à forma e à superfície do asteroide, conhecido como Ryugu.

"Estamos tensos mas somos razoavelmente otimistas. Não tivemos problemas até agora. Esperamos um pouso bem-sucedido, embora sempre seja possível algo imprevisto", declarou aos meios de comunicação um responsável do programa, Makoto Yoshikawa.

A tentativa está prevista para 08H25 no horário do Japão (20H25 de quinta em Brasília). Os responsáveis pela missão, no entanto, só terão informações sobre o estado da sonda horas depois, já que as comunicações estarão temporariamente interrompidas.

A descida da Hayabusa2 começou na quinta-feira com atraso, mas a agência japonesa calcula que esta pousará na hora prevista.

A sonda só permanecerá alguns segundos sobre Ryugu.

"Estaremos em condições de anunciar o êxito da operação quando recebermos a confirmação de que a Hayabusa2 voltou a sua posição orbital em torno de Ryugu, após pousar e perfurá-lo com uma pinça" para absorver poeira da superfície, detalhou outro engenheiro, Takashi Kubota.

Os cientistas deverão esperar alguns dias para confirmar que a sonda conseguiu extrair e analisar essa poeira de Ryugu.

A aventura da Hayabusa2 começou em 3 de dezembro de 2014. Após percorrer 3,2 bilhões de quilômetros, chegou em junho de 2018 à órbita de Ryugu, um asteroide que data da formação do sistema solar.

kh-kap/anb/uh/lch/jz/pb/db

Notícias