Topo
Notícias

É falsa imagem de ex-primeira-dama com cadeira de Jair Bolsonaro nos EUA

21.jan.2025 - Michelle Bolsonaro não participou da cerimônia de posse na Rotunda do Capitólio; no baile, ela segurou foto de Jair Bolsonaro - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
21.jan.2025 - Michelle Bolsonaro não participou da cerimônia de posse na Rotunda do Capitólio; no baile, ela segurou foto de Jair Bolsonaro Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
do UOL

Do UOL, no Rio

21/01/2025 17h21

É falsa uma imagem que supostamente mostra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao lado de uma cadeira com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump nos EUA. A imagem tem indícios de ter sido gerada por IA.

Além disso, Michelle não participou da cerimônia de posse, e sim do baile.

O que diz o post

Uma imagem supostamente da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro ao lado de uma cadeira que tem no estofado a foto do busto do ex-presidente Jair Bolsonaro é compartilhada como se a cena tivesse ocorrido durante a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, no dia 20 de janeiro de 2025.

O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: "Imagem forte, impacto global! Michelle Bolsonaro na posse de Trump, ao lado de uma cadeira vazia com a foto de Jair Bolsonaro. Um gesto silencioso que fala alto: perseguição política? Exílio forçado? A cena vai sacudir o mundo!".

Por que é falso

Imagem tem indícios de ter sido gerada por IA. A mulher na imagem tem características físicas diferentes do rosto da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, como os olhos, o nariz, a boca e as maçãs do rosto. Veja abaixo:

michelle - Arte/UOL sobre Reprodução Redes Sociais e Instagram/@michellebolsonaro - Arte/UOL sobre Reprodução Redes Sociais e Instagram/@michellebolsonaro
Comparação entre imagem com indícios de IA e vídeo de Michelle Bolsonaro publicado no Instagram
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Redes Sociais e Instagram/@michellebolsonaro

Além disso, a imagem de Jair Bolsonaro no estofado aparece sem textura, desconsiderando o relevo do móvel. Esse tipo de imagem chapada é típico de IA.

Michelle e Eduardo Bolsonaro não participaram da cerimônia de posse, e sim do baile. A ex-primeira dama e o deputado federal ficaram de fora da Rotunda do Capitólio. Eles assistiram a posse de Donald Trump em um estádio de basquete e hóquei, o Capital One Arena, e depois participaram do Baile Starlight (aqui). Em vídeos publicados nas redes sociais, a ex-primeira dama aparece segurando uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento.

Bolsonaro não pôde comparecer porque está com o passaporte retido por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na decisão, Moraes negou o requerimento da defesa do ex-presidente citando apoio a foragidos do 8 de Janeiro. O ministro disse também que não foi atendido ao pedir comprovação da existência de convite para a posse.

Documento de Bolsonaro está retido desde fevereiro do ano passado. O passaporte foi confiscado pela Polícia Federal durante a operação que investiga a existência de uma organização criminosa responsável por atuar em tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito depois das eleições de 2022.

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 7.000 curtidas.

Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Notícias