Xangai se prepara para enfrentar tufão Bebinca
Por Samuel Shen e Ryan Woo
XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Xangai suspendeu neste domingo as conexões de transporte, ancorou navios e fechou pontos turísticos, incluindo o Resort da Disney, em preparação para enfrentar o tufão Bebinca, naquele que pode ser o mais forte ciclone tropical a atingir o centro de finanças chinês desde 1949.
O tufão de categoria 1, registrando ventos com velocidade máxima próximo ao seu centro de aproximadamente 144 quilômetros por hora, estava a cerca de 400 km de Xangai às 5h da tarde do horário local (6h no horário de Brasília).
A Administração Meteorológica da China emitiu o alerta vermelho na tarde do domingo, alertando sobre a possibilidade de vendavais e tempestades no leste chinês.
A mais forte tempestade que chegou até Xangai nas últimas décadas foi o tufão Glória em 1949, que cruzou a cidade com ventos de 144 km/h. Xangai foi ameaçada por um tufão diretamente em terra em 2022, o poderoso tufão Muifa, mas ele passou a 300 km de distancia na cidade de Zhoushan, na província de Zhejiang.
Normalmente, Xangai consegue escapar dos tufões mais fortes que atingem o sul chines, incluindo Yagi, uma tempestade destruidora de categoria 4 que acertou a província de Hainan na semana passada. Ainda assim, Xangai e a províncias vizinhas não estão se arriscando com o Bebinca, de categoria 1.
(Reportagem de Samuel Shen em Xangai e Ryan Woo em Pequim)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.