Topo
Notícias

Chuvas no RS: situação piora, e Lula voltará ao estado no domingo

do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/05/2024 15h53

O ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Paulo Pimenta, disse na tarde deste sábado (4) que o presidente Lula (PT) vai voltar ao Rio Grande Sul neste domingo (5).

O que aconteceu

A viagem acontece três dias depois da última visita, diante do agravamento da situação das enchentes no estado. A previsão é de que ele deixe Brasília às 8h e chegue à capital gaúcha por volta das 10h30.

Paulo Pimenta disse, em vídeo publicado em suas redes sociais, que Lula viajará acompanhado de nove ministros. Citou Fernando Haddad (Fazenda); Camilo Santan (Educação); Nísia Trindade (Saúde); e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também irá com o presidente Lula na viagem.

No X, Lula confirmou que voltará ao RS neste domingo. "Estou em contato permanente com os ministros e o comando militar que estão no Rio Grande do Sul. Amanhã retorno ao estado para acompanhar e reforçar o trabalho coordenado com o governo do estado e as prefeituras nesse momento tão difícil", diz texto publicado no fim da tarde de sábado (4).

Pimenta e Waldez Góes, da Integração Nacional, já estão em Porto Alegre. "Estamos em um momento difícil, nossa prioridade ainda é de salvamento", disse o chefe da Secom.

Na quinta-feira (2), Lula esteve em Santa Maria (RS) junto com ministros para reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (RS), e prefeitos das regiões afetadas. Estava previsto um sobrevoo das áreas atingidas pelas enchentes, que não aconteceu por causa das condições climáticas.

Chuvas no Rio Grande do Sul

Chuvas que atingem o estado já deixaram 55 mortos e 74 desaparecidos. Órgão apura se mais sete óbitos registrados têm relação com os temporais. Os dados são do boletim divulgado às 18h deste sábado (4) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as operações por 24 horas. O local tem algumas áreas, inclusive pistas de pouso e decolagem, alagadas.

Notícias