Topo
Notícias

Cobasi confirma morte de animais em loja alagada em Porto Alegre

Fachada de loja da Cobasi no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, tirada em julho de 2018 - Reprodução/Foto via Google Maps
Fachada de loja da Cobasi no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, tirada em julho de 2018 Imagem: Reprodução/Foto via Google Maps
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/05/2024 23h40Atualizada em 17/05/2024 23h41

A Cobasi confirmou a morte de animais que estavam em uma loja da rede que foi tomada pela água após as enchentes que afetam o RS. A confirmação ocorreu em nota ao UOL na noite desta sexta-feira (17), após publicações sobre o ocorrido circularem pelas redes sociais.

O que aconteceu

Ainda não se sabe o número de animais que morreram no local. Ao UOL, a assessoria da empresa disse que a loja fica no subsolo do Shopping Praia de Belas, da rede Iguatemi, localizada no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. Segundo a Cobasi, ainda não foi possível entrar no estabelecimento até esta sexta para verificar a situação e quantificar as vidas perdidas.

Roedores, aves e peixes estavam dentro na unidade. Questionada, a empresa declarou que não havia cachorros ou gatos no local porque o estabelecimento não faz a venda desses animais.

Empresa disse não saber a data exata em que o estabelecimento foi evacuado. Os funcionários conseguiram sair do espaço e estão bem. A Cobasi ainda negou que houve retirada de equipamentos pelos trabalhadores em detrimento dos animais, conforme apontado por alguns internautas nas redes sociais.

Confirmação ocorreu após diversas publicações nas redes. A reportagem apurou que ao menos há dois dias internautas questionam como estavam os animais da loja, já que o shopping havia sido alagado.

Nesta sexta-feira, uma advogada compartilhou resposta que recebeu da empresa nas redes sociais. Nos prints divulgados por Vanessa Garbini, a Cobasi afirmou que estava acompanhando o caso e que mantinha "contato com a equipe do Sul para entender o que aconteceu na loja".

Cobasi declarou que a loja teve que "ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais". Em nota enviada ao UOL, a rede informou que foi "garantido" que os animais da loja "estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que considerávamos ser breve".

Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local.
Cobasi, em nota

Empresa afirma que seguirá atuando com ONGs de proteção animal da região e do país. A ação, diz a nota nota, será para "salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar".

Questionado por internautas, o shopping se manifestou em comentários no Instagram. O centro comercial respondeu dizendo que "comunicou o lojista [Cobasi] em relação ao o risco de alagamento severo da loja e ofereceu toda assistência necessária para o acesso ao local". Em postagens nas redes, o shopping anunciou que estava fechado desde 4 de maio.

Notícias