Topo
Notícias

Três corpos são encontrados em região do México onde surfistas desapareceram

Autoridades encontram poço onde restos humanos foram encontrados perto da praia de La Bocana, delegação de Santo Tomas, em Ensenada, estado de Baja California, México, em 3 de maio de 2024 - GUILLERMO ARIAS/AFP
Autoridades encontram poço onde restos humanos foram encontrados perto da praia de La Bocana, delegação de Santo Tomas, em Ensenada, estado de Baja California, México, em 3 de maio de 2024 Imagem: GUILLERMO ARIAS/AFP

03/05/2024 22h41Atualizada em 04/05/2024 10h46

Três corpos foram encontrados no estado mexicano de Baixa Califórnia (que faz fronteira com os Estados Unidos), perto do local onde dois australianos e um americano desapareceram na semana passada.

Os irmãos australianos Jake e Callum Robinson e seu amigo americano Jack Carter são surfistas e viajavam para passar férias no balneário de Rosarito, informou o FBI, que colabora nas buscas.

Os estrangeiros nunca chegaram ao alojamento que alugaram, segundo uma mensagem publicada na quarta-feira pela mãe, Debra Robinson, em um grupo de informação turística no Facebook.

"Confirmamos que três indivíduos foram encontrados mortos em Santo Tomás, na Baixa Califórnia", explicou o escritório da polícia federal americana (FBI) da cidade de San Diego, sem detalhar as identidades das vítimas.

Três mexicanos estão sendo investigados pelo desaparecimento, informou a Procuradoria-Geral do México.

Da Austrália, o primeiro-ministro Anthony Albanese disse que o desaparecimento dos seus cidadãos, originários de Perth, "é uma situação verdadeiramente preocupante" e que a embaixada australiana no México trabalha com as autoridades locais para esclarecer o incidente.

"Esperamos que esses irmãos sejam encontrados sãos e salvos, mas há uma preocupação real pelo fato de estarem desaparecidos. Obviamente, a mãe deles está muito preocupada. Esperamos apenas um resultado positivo", acrescentou Albanese ao Canal 7 de Sydney nesta sexta-feira.

A Baixa Califórnia, procurada por turistas estrangeiros por suas praias e pela atmosfera cosmopolita de cidades como Tijuana, é também uma das regiões mais violentas do país devido ao crime organizado.

Em novembro de 2015, outros dois surfistas australianos, Dean Lucas e Adam Coleman, foram assassinados e depois queimados enquanto viajavam pelo estado mexicano de Sinaloa (noroeste).

Notícias