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Como funcionam as oficinas que prometem tirar barulhos incômodos do carro

Painel do veículo é inteiramente desmontado em busca das fontes de ruído - Reprodução
Painel do veículo é inteiramente desmontado em busca das fontes de ruído
Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/10/2020 04h00Atualizada em 26/10/2020 13h52

Resumo da notícia

  • Oficinas especializadas em resolver barulhos fazem serviço em poucas horas
  • Uso de plástico no acabamento e excesso de vibrações causam 'grilos'
  • Calor também pode causar dilatação e deformação de peças com o tempo

Poucas coisas tiram tanto um motorista do sério quanto os pequenos ruídos dentro do carro. São rangidos e barulhos que vem de dentro do painel de instrumentos ou das portas, conhecidos popularmente como "grilos".

São vários os motivos que causam os grilos. Ruas esburacadas, exposição excessiva ao sol e o desgaste natural das peças de acabamento estão entre os fatores principais. Só que nem sempre é fácil descobrir de onde vem o ruído e principalmente como acabar com eles.

É para este tipo de problema que existem oficinas especializadas neste tipo de serviço.

Desmonta tudo!

Painel de porta - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Excesso de plástico no acabamento é uma das razões dos 'grilos'
Imagem: Murilo Góes/UOL

As oficinas "papa-grilos" são capazes de realizar toda a desmontagem do interior de um veículo para encontrar a fonte do ruído e eliminá-lo.

Normalmente, os ruídos são causados por problemas de acabamento, especialmente nos painéis das portas.

Carros que trazem excesso de plástico no acabamento são mais propensos a apresentar grilos. A fixação dos bancos dianteiros também é uma fonte recorrente de barulhos, assim como acessórios instalados fora da concessionária.

O uso de materiais mais baratos não é o único problema. As vibrações causadas por ruas esburacadas ou com paralelepípedo podem causar a quebra de presilhas de fixação das peças de acabamento.

O barulho é eliminado com o uso de materiais capazes de isolar ruídos e preencher eventuais frestas e buracos no acabamento, como espumas, feltros e mantas. Presilhas e grampos também entram em ação para fixar componentes.

O custo do serviço varia de acordo com cada caso. O orçamento pode variar de R$ 100 a R$ 200 em modelos compactos e passar dos R$ 5 mil em veículos grandes como SUVs.

O tempo para a realização do serviço também muda, podendo ser realizado em algumas horas a até uma semana em casos mais complexos.

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