Topo
Notícias

EXCLUSIVO-Suzano fez oferta por ativos da International Paper, dizem fontes

07/05/2024 21h19

Por Anirban Sen

NOVA YORK (Reuters) - A Suzano contatou a International Paper para expressar interesse em uma aquisição, toda em dinheiro, que pode ser avaliada em quase 15 bilhões de dólares, disseram fontes com conhecimento do assunto.

O contato ocorreu menos de um mês depois que a IP acertou acordo para comprar a produtora britânica de embalagens DS Smith por 7,2 bilhões de dólares. A transação, que tem previsão de ser concluída no quarto trimestre deste ano, pode ser interrompida pela oferta da Suzano.

A Suzano fez a comunicação da oferta equivalente a 42 dólares por ação verbalmente ao conselho de administração da IP e pode submeter uma proposta formal nos próximos dias, disseram as fontes. A International Paper está preparada para rejeitar a oferta da Suzano, considerando-a inadequada, disse uma das fontes.

A Suzano disse na noite desta terça-feira, em fato relevante, que não há qualquer documento formal ou celebração de acordo, vinculante ou não, por parte da Suzano em relação a uma possível combinação de negócios com a International Paper, e que não há qualquer decisão ou deliberação de seus órgãos de administração em relação a potencial operação.

As ações da International Paper subiram até 12% com a notícia da possível operação, antes de reduzirem alguns ganhos mais cedo nesta terça-feira, dando à empresa um valor de mercado de cerca de 13,5 bilhões de dólares. As ações da companhia fecharam com alta de mais de 5%.

Os papéis da Suzano, que tem um valor de mercado de 77,6 bilhões de reais (15,33 bilhões de dólares), encerraram com queda de mais de 12%. Já as ações da DS Smith, em Londres, chegaram a recuar até 7,3% antes de reverter grande parte dessas perdas e fechar com queda de cerca de 1%.

A Suzano, que é a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, está em negociações para uma linha de financiamento que possa apoiar sua oferta e informou a IP que a proposta é condicionada ao abandono da compra da DS Smith, disseram as fontes.

A International Paper se recusou a comentar sobre a abordagem da Suzano, afirmando que a empresa continua focada em concluir seu acordo com a DS Smith.

"A equipe da IP, liderada pelo novo CEO Andy Silvernail, está executando estratégias de negócios e buscando iniciativas comerciais e de melhoria de custos em todo o portfólio para alcançar as melhores margens de lucro e um crescimento significativo nos ganhos", afirmou a empresa em comunicado.

A tentativa da Suzano sobre a IP ocorre alguns anos depois que a Klabin anunciou a compra de operações de papelão ondulado e papéis para embalagens da companhia norte-americana no Brasil, em um negócio de 330 milhões de reais.

No ano passado, a irlandesa Smurfit Kappa fez acordo para comprar a norte-americana WestRock, em um negócio de 20 bilhões de dólares.

A IP disse no mês passado que a transação com a DS Smith aumentaria sua penetração na Europe e poderia gerar sinergias anuais antes de impostos de pelo menos 514 milhões de dólares.

A combinação com a IP faria da Suzano um grupo relevante no mercado global de embalagens de papel.

Notícias