Topo

Renegade, Kicks, HR-V e EcoSport: SUVs nos EUA são diferentes do Brasil

Renegade tem qualidade de construção semelhante nos dois países - Vitor Matsubara/UOL
Renegade tem qualidade de construção semelhante nos dois países
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

22/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Modelos vendidos nos EUA são mais bem equipados
  • Motorizações são as mesmas nos casos de Kicks e HR-V
  • Renegade e Eco tem motores mais modernos e mais versões

Alguns dos principais SUVs compactos do Brasil também são vendidos nos Estados Unidos.

Porém, Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks e Ford EcoSport são bem diferentes no mercado norte-americano.

Além de mais baratos, eles têm equipamentos que não são oferecidos nos similares vendidos no Brasil.

Veja abaixo preços e conteúdo de cada um dos quatro SUVs compactos.

EcoSport: mais requintado

A Ford Brasil sempre se orgulhou de ter desenvolvido o EcoSport para ser no mundo inteiro.

O carro, de fato, lembra bastante o modelo vendido no nosso país. A qualidade apenas regular do acabamento interno inclui plásticos rígidos por todos os lados.

Projeto global, EcoSport se parece muito com o SUV vendido no Brasil - Vitor Matsubara/UOL
Projeto global, EcoSport se parece muito com o SUV vendido no Brasil
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A maior diferença entre eles, que era o estepe instalado na tampa traseira, foi parcialmente eliminada com a oferta da versão Titanium com pneus run flat. A abertura da tampa traseira, porém, continua sendo para o lado esquerdo.

Partindo de US$ 20.485, o Eco tem quatro versões de acabamento: S, SE, Titanium e SES.

Há duas motorizações: 1.0 EcoBoost de 125 cv e 2.0 de 168 cv. Ambas são associadas a transmissão automática de seis marchas.

Estepe na tampa traseira também foi abandonado no SUV americano - Vitor Matsubara/UOL
Estepe na tampa traseira também foi abandonado no SUV americano
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A lista de itens de série é mais generosa do que no Brasil. Inclui 7 airbags, central multimidia SYNC com tela de oito polegadas (o Eco nacional tem tela de 6,5 polegadas), controles de estabilidade e de tração, câmera de ré e assistente de partida em rampas.

As versões mais caras têm sistema de som Bang & Olufsen e sensor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado.

Renegade é parecido nos dois países

O Jeep Renegade parte de US$ 22.275 e é vendido em sete (!) versões: Sport, Upland, Latitude, Altitude, Trailhawk, Limited e High Altitude.

Nos EUA são duas motorizações: 2.4 Tigershark de 182 cv e 24,2 kgfm e 1.3 turbo de 180 cv e 27,6 kgfm, este último disponível nas versões Limited, Trailhawk e High Altitude. É justamente essa a motorização cotada para chegar ao Brasil em 2020.

SUV da Jeep tem sete versões nos EUA - Vitor Matsubara/UOL
SUV da Jeep tem sete versões nos EUA
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O SUV da Jeep é o único com o mesmo padrão de acabamento interno (com plástico de qualidade mediana e pontos emborrachados pela cabine) e construção do xará vendido no Brasil.

O Renegade sai de fábrica com 7 airbags, controle de estabilidade, partida do motor por botão e central multimídia com tela de cinco polegadas.

Kicks é mais seguro e tem outras cores

O Kicks comercializado nos EUA é feito no México, de onde vieram as primeiras unidades vendidas no Brasil antes da produção em Resende (RJ).

Kicks vendido nos EUA é fabricado no México - Vitor Matsubara/UOL
Kicks vendido nos EUA é fabricado no México
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O SUV tem o mesmo motor 1.6 16V do brasileiro, mas entrega 122 cv no mercado norte-americano. São três versões de acabamento (S, SV e SR), com preços variando de US$ 18.640 a US$ 20.970.

Desde a versão S o modelo tem câmera de ré, central multimídia com tela de 7 polegadas, assistente de partida em rampas, piloto automático e frenagem autônoma de emergência.

Motor 1.6 16V é o mesmo do modelo brasileiro - Vitor Matsubara/UOL
Motor 1.6 16V é o mesmo do modelo brasileiro
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

É possível ainda encomendar o Kicks com combinações de pinturas bicolores diferentes das versões brasileiras.

HR-V: visual mais esportivo

O quarto SUV da lista é o Honda HR-V. Visualmente, ele tem um estilo mais esportivo na versão topo de linha Touring, que traz as molduras dos para-lamas pintadas na cor da carroceria.

HR-V é vendido apenas com motorização 1.8 16V - Vitor Matsubara/UOL
HR-V é vendido apenas com motorização 1.8 16V
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Partindo de US$ 20.820, o modelo é vendido apenas com o motor 1.8 16V de 143 cv. Ponto para o "nosso" HR-V, que oferece o bom 1.5 turbo de 173 cv.

O "troco", porém, vem na lista de equipamentos. A partir da versão EX ele já vem com o Honda Sensing. O pacote de tecnologias de assistências a condução inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e alerta de mudança de faixa.

Configuração mais cara tem molduras dos para-lamas na cor do carro - Vitor Matsubara/UOL
Configuração mais cara tem molduras dos para-lamas na cor do carro
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O HR-V ainda tem 6 airbags e central multimidia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

Notícias