Topo
Notícias

Chuva forte volta a atingir o RS na sexta-feira, alerta Inmet

6.mai.2024 - Vista aérea de ruas inundadas em Porto Alegre (RS) após tempestades atingirem o Rio Grande do Sul. - Carlos FABAL/AFP
6.mai.2024 - Vista aérea de ruas inundadas em Porto Alegre (RS) após tempestades atingirem o Rio Grande do Sul. Imagem: Carlos FABAL/AFP
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2024 21h16

O Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por fortes chuvas a partir desta sexta-feira (10), podendo passar dos 100 milímetros de precipitação.

O que aconteceu

Chuva com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina, segundo o Inmet. Os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros entre os dias 10, 11 e 12 de maio.

Começo da semana terá rajadas de vento entre o oeste e o sul do estado. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas de vento variam de oeste a sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem.

Essa condição acontece devido à instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul no fim desta semana. Inicialmente, como frente quente, uma vez que a frente fria recua de Santa Catarina para o estado gaúcho.

A frente fria permanece no Rio Grande do Sul, causando áreas de instabilidade e um gradual ingresso de ar frio. A partir de segunda-feira (13), o frio ganha força e há chance de geadas a partir da terça-feira (14). O amplo reforço de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.

O tempo deverá ser frio e seco no sul do Rio Grande do Sul com temperaturas mínimas variando de 4°C a 8°C nas áreas mais frias nesta quinta-feira (9), prevê o Inmet. Nas demais regiões do estado gaúcho, haverá maior nebulosidade e um pouco de frio na madrugada.

A temperaturas mínimas podem variar de 10°C a 15°C na metade norte do estado. Pela manhã, Porto Alegre pode registrar 13°C.

Notícias