Topo

Atentado suicida em prédio oficial mata quatro no Afeganistão

18/09/2019 16h47

Jalalabad, Afeganistão, 18 Set 2019 (AFP) - Quatro civis morreram e outros 12 ficaram feridos nesta quarta-feira (18), depois que um homem-bomba detonou sua carga explosiva em um prédio oficial da cidade afegã de Jalalabad (leste), informou um porta-voz do governador da província de Nangarhar, Ataullah Khogyani.

"O ataque de Jalalabad terminou nesta noite. As forças de segurança mataram três atacantes. Quatro civis morreram e doze ficaram feridos", anunciou o porta-voz do ministério do Interior, Nasrat Fahim.

O ataque aconteceu na primeira hora da tarde. "Um homem-bomba atacou dentro de um centro de documentação eletrônica. As forças de segurança estão na área para ajudar os funcionários", disse um porta-voz do governo na província.

Vários criminosos entraram no edifício e as forças de segurança tentaram retomar o controle, explicou um porta-voz de governo da província, Ataullah Khogyani.

Testemunhas afirmaram que ouviram tiros no local pouco depois da explosão. O ataque, que aconteceu um dia depois de dois atentados em Cabul e na província de Parwan, não foi reivindicado até o momento.

"Cerca de 200 pessoas", entre elas 80 trabalhadores, estavam dentro do edifício no momento do ataque, disse Haji Qudrat, um funcionário que ficou ferido na perna.

"Após a explosão, ouvimos disparos de armas de pequeno calibre nos corredores, e um homem entrou em nosso escritório com uma pistola e começou a disparar", relatou.

"Pulei pela janela, mas alguns de nossos amigos foram assassinados ou ficaram feridos", declarou à AFP.

Os atentados de terça-feira foram reivindicados pelos talibãs, que prometeram fazer o possível para impedir as eleições presidenciais previstas para 28 de setembro.

Jalalabad é a capital da província de Nangahrar - fronteiriça com o Paquistão -, onde os talibãs e o grupo Estado Islâmico (EI) são muito ativos.

emh-st/ahe/phv/mab/es/fp/mvv

Mais Notícias