Topo
Notícias

EUA desafiam Maduro e começam a enviar ajuda humanitária para Venezuela

02/02/2019 19h07

Washington, 2 fev (EFE).- O governo dos Estados Unidos já começou a enviar pacotes de ajuda humanitária à Venezuela com alimentos e remédios em desafio à recusa do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que acredita que a entrada desses bens desembocaria em uma invasão armada.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca confirmou neste sábado à Agência Efe que o envio de ajuda já começou, mas não precisou se essa assistência está entrando e também não ofereceu detalhes logísticos sobre os lugares por onde poderia ser feita.

John Bolton, o assessor de segurança nacional do presidente americano, Donald Trump, anunciou ontem à noite no Twitter que os Estados Unidos tinham a intenção de começar o envio de ajuda à Venezuela depois que fosse solicitada por Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino.

"De acordo com o pedido pelo presidente interino Juan Guaido e em consulta com seus funcionários, os EUA mobilizarão e transportarão ajuda humanitária, suprimentos cirúrgicos e suplementos nutricionais para o povo da Venezuela. É hora de Maduro sair do caminho", escreveu Bolton.

Os Estados Unidos têm prontos mais de US$ 20 milhões em assistência para os venezuelanos, e o entorno de Guaidó planeja anunciar em breve um plano para enviar essa ajuda ao país, apesar de o governo de Maduro rejeitar a entrada desses bens por considerar que não há crise humanitária no país. EFE

Notícias