Topo
Notícias

Conteúdo publicado há
15 dias

Primeiro-ministro eslovaco está fora de perigo após tentativa de assassinato

O primeiro-minsitro da Eslováquia, Robert Fico - Zhao Dingzhe - 22.mar.24/Xinhua
O primeiro-minsitro da Eslováquia, Robert Fico Imagem: Zhao Dingzhe - 22.mar.24/Xinhua

19/05/2024 08h50

A vida do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, já não está em perigo, garantiu neste domingo seu vice, Robert Kalinak, após a tentativa de assassinato que sofreu esta semana. 

Fico, de 59 anos, está internado desde quarta-feira, quando um homem atirou nele quatro vezes, uma delas no abdômen. 

"Sua vida não está mais em perigo, mas seu estado continua grave e requer cuidados intensivos", disse Kalinak à imprensa. 

O primeiro-ministro eslovaco foi submetido a uma operação de cinco horas na quarta-feira e outras duas horas na sexta-feira. 

"Podemos considerar sua condição estável, com um prognóstico positivo", disse Kalinak do lado de fora do hospital.

O suposto atirador, identificado pela imprensa eslovaca como o poeta Juraj Cintula, de 71 anos, foi acusado de tentativa de homicídio premeditado e está em prisão preventiva. 

Fico foi baleado após uma reunião de gabinete na cidade de Handlova. 

O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, disse no sábado que se um dos tiros "tivesse caído alguns centímetros mais alto, teria atingido o fígado do primeiro-ministro". 

Sutaj Estok acrescentou neste domingo que a polícia está estudando a possibilidade de o agressor não estar sozinho. 

"Uma versão é que o culpado fazia parte de um grupo de pessoas que se encorajaram mutuamente a cometer o crime", disse ele, acrescentando que o atirador pode ter revelado suas intenções a alguém. 

Citando relatórios de inteligência, o ministro disse que alguém havia excluído o histórico e as comunicações do Facebook do suposto autor do crime enquanto ele estava sob custódia. 

A tentativa de assassinato provocou ondas de choque no país membro da UE e da Otan, com 5,4 milhões de habitantes, que está politicamente dividido há anos.

frj/mmp/bp/meb/zm/jc

© Agence France-Presse

Notícias