Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Antony Blinken destaca parceria 'crucial' com a Itália

12/04/2021 14h42

WASHINGTON, 12 ABR (ANSA) - O secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, se reuniram em Washington nesta segunda-feira (12) para debater temas de relevância internacional. O encontro durou cerca de uma hora e também esteve presente o enviado especial para o Clima, John Kerry.   

"A voz e a liderança da Itália são cruciais nos dossiês que compartilhamos, da Líbia à pandemia, do Afeganistão às mudanças climáticas", pontuou Blinken. Os dois líderes também debateram questões relativas à Ucrânia e, por consequência, a Rússia.   

O representante do governo de Joe Biden ainda destacou que as duas nações "estão trabalhando de diversas formas e em diversos níveis para reforçar as perspectivas das próprias populações".   

Por sua vez, o italiano afirmou que, nas reuniões do G20 à COP26, o encontro das Nações Unidas sobre o clima, "Itália e Estados Unidos terão muitas oportunidades para reforçar as suas relações".   

Em entrevista ao "Tg3", Di Maio destacou as conversas sobre a Líbia e disse que os dois concordaram em ter "um colaboração mais forte entre Itália e EUA" para por fim aos conflitos civis no país africano e disse que foram definidos "os próximos passos" sobre o tema.   

O chanceler italiano tem agenda em Washington até esta terça-feira (13) e deve ainda se encontrar com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e participar de um evento que celebra os 160 anos das relações entre os dois países.   

Também se reunirá com o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas e membro da força-tarefa anti-Covid, Anthony Fauci.   

Di Maio é o primeiro ministro das Relações Exteriores que Blinken recebe em Washington, mas esse é o segundo encontro formal dos dois representantes, sendo que a primeira havia ocorrido à margem de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias