Topo
Notícias

Caixa paga abono do PIS para trabalhador de empresa que atrasou declaração

SOPA Images / LightRocket via Getty Images
Imagem: SOPA Images / LightRocket via Getty Images

03/12/2020 10h14

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima terça-feira (8) o pagamento do Abono Salarial 2020/2021 do PIS/Pasep, referente ao ano-base 2019, para trabalhadores cujos empregadores entregaram a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) fora do prazo ou retificaram a declaração até 30 de setembro.

De acordo com o banco, os trabalhadores com direito ao benefício, nascidos entre julho e novembro, poderão receber a partir do dia 8. Já os que fazem aniversário entre dezembro e junho seguirão o atual calendário, baseado no mês de nascimento. Os pagamentos para esse grupo começam em 15 de dezembro e vão até 17 de março de 2021.

O valor do abono salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante 2019. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS (Programa de Integração Social) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano passado, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. O abono salarial ficará disponível para saque até 30 de junho de 2021.

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento da Caixa.

Caso o trabalhador não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta, pode retirar o valor em qualquer agência do banco, apresentando o documento de identificação oficial com foto.

Para consultar se tem direito ao benefício, bem como o valor disponibilizado, o trabalhador pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, o site da Caixa ou entrar em contato pelo atendimento Caixa ao Cidadão, no 0800 726 0207.

Servidores públicos

As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição no Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) recebem o benefício no Banco do Brasil.

Nesse caso, o atendimento é feito pela Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001, ou por meio do Alô Trabalhador no número 158. O trabalhador também pode fazer consulta no site do banco.

Notícias