Topo
Notícias

CEO vê Volkswagen frente a "desafio mais difícil" para evitar estagnação

Volkswagen ID.3 - Wolfgang Rattay/Reuters
Volkswagen ID.3 Imagem: Wolfgang Rattay/Reuters
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/01/2020 14h21

Diretor executivo da Volkswagen, Herbert Diess disse que assiste com preocupação a atual situação da montadora. No momento, o foco da Volkswagen é aumentar seu valor de mercado para 200 bilhões de euros em vez dos atuais 91 bilhões. A montadora prevê conseguir isso renovando ativos, reduzindo custos e se expandindo para outros mercados.

Em reunião global de gerentes seniores, Diess foi cético quanto ao crescimento da fabricante e sua velocidade de pesquisa e desenvolvimento.

"A grande questão é: estamos sendo rápidos o suficiente?", falou ele. "Se continuarmos nesta velocidade atual, será muito difícil".

Ainda segundo ele, "a era das montadoras clássicas acabou" e a Volkswagen precisa deixar de ser uma simples fabricante de carros para também fazer veículos autônomos e conectados, o que requer ganho de eficiência. Ainda há a legislação antipoluição cada vez mais presente, o que demandará uma aceleração na produção de veículos elétricos e de baterias.

Por isso, Diess encara o momento atual como "provavelmente o desafio mais difícil que a Volkswagen já enfrentou", já que após fazer tudo que propõe, a montadora pretende não diminuir suas margens de lucro.

Assim, ele quer que a marca se concentre mais no lucro e menos no volume de produção. "Pegue a Bentley, por exemplo, 10 mil entregas", justificou Diess. "Seria ainda mais impressionante se tivéssemos uma margem maior que zero. Se eu fosse totalmente honesto, teria preferido 5 mil entregas e uma margem superior a 20%".

Por fim, Diess afirmou que o foco da Volkswagen são seus pontos fortes. A montadora promete desistir de tudo que não lhe estiver agregando, e por isso quer rever seu portfólio de empresas. A marca no momento procura novos donos para Renk, MAN Energy Solutions e a subdivisão Traton, que lida com caminhões.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias