Topo
Notícias

"Brasil não pode negociar isoladamente" com a China, diz ex-embaixador brasileiro

O embaixador Rubens Barbosa, durante o lançamento do livro "Mensalão - O Dia a Dia do Mais Importante Julgamento da Históra Política do Brasil", do escritor e jornalista Merval Pereira, na Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo (SP). - Letícia Moreira/Folhapress
O embaixador Rubens Barbosa, durante o lançamento do livro "Mensalão - O Dia a Dia do Mais Importante Julgamento da Históra Política do Brasil", do escritor e jornalista Merval Pereira, na Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo (SP). Imagem: Letícia Moreira/Folhapress

Mônica Scaramuzzo

São Paulo

14/11/2019 07h02

Ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa vê como positivas as potenciais discussões bilaterais entre o Brasil e a China, mas acha que é uma simplificação dizer que o País está começando a negociar uma área de livre-comércio.

Como o sr. vê a iniciativa do governo de discutir a possibilidade de criar uma área de livre-comércio entre o Brasil e China?

Acho que a criação de uma área de livre-comércio do Brasil com China ou mesmo com Estados Unidos são ideias que estão em exame, mas é para uma perspectiva de médio e longo prazo. O que o governo está tentando fazer, e acho correto, é simplificar os procedimentos, desburocratizar para facilitar o comércio, o que é diferente de criar uma área de livre-comércio.

Por quê?

Uma área de livre-comércio implica em negociações de produtos. Isso toma muito tempo. O que está sendo discutido é ampliar o comércio entre o Brasil e a China, o que vai no interesse dos dois lados. Mas acho muito difícil hoje pensar numa negociação de uma área de livre-comércio entre Brasil e China porque tem de ter uma discussão muito mais ampla no meio empresarial, coisa que não foi feita.

Mas o fato de o governo buscar esse diálogo não é importante?

Uma negociação do Brasil com a China ou EUA precisa ser combinada com os outros parceiros do Mercosul. Temos um tratado em vigência. O Brasil não pode fazer uma negociação isolada sem levar em conta o tratado de Assunção, que criou o Mercosul.

Quais os benefícios de um acordo com a China?

Com a China, tem uma ação muito importante do país como produtor industrial, de novas tecnologias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícias