Topo
Notícias

Abertura da Oktoberfest atrai milhares a Munique

21/09/2019 10h49

Dezenas de milhares de pessoas prestigiam início do maior festival de cerveja do mundo. Uma hora antes da abertura oficial, várias tendas já haviam fechado suas portas devido à superlotação.Dezenas de milhares de pessoas invadiram os portões da Oktoberfest, em Munique neste sábado (21/09), correndo para se sentar numa das enormes tendas, depois que os organizadores permitiram a entrada na maior festa mundial da cerveja.

Uma hora antes da abertura oficial, várias barracas já haviam fechado suas portas devido à superlotação. Mesmo aqueles inscritos nas listas de convidados das tendas não estavam sendo admitidos, disseram os organizadores.

O prefeito de Munique, Dieter Reiter, abriu o primeiro barril de cerveja com dois golpes de martelo e as palavras O'zapf is (algo como "está aberto", em dialeto bávaro). Como a tradição exige, ele entregou a primeira caneca ao governador do estado, Markus Söder, e os dois brindaram a um festival pacífico.



Cerveja não é barata

Cerca de 6 milhões de pessoas do mundo todo estão sendo esperadas na festa programada para terminar em 6 de outubro. A participação em 2018 aumentou 14% em relação ao ano anterior – no ano passado, por volta de 6,3 milhões de pessoas prestigiaram o festival.

Embora atraia milhões de visitantes todos os anos, a cerveja não é barata: um litro da bebida pode custar até 11,80 euros (54 reais). Como nos anos anteriores, mochilas e sacolas grandes são proibidas por razões de segurança.

A primeira Oktoberfest, em 1810, foi realizada em outubro. Embora ainda seja conhecida como Oktoberfest (festa de outubro), todos os anos ela se inicia em setembro. A razão é o mau tempo. Na Baviera, em outubro pode até nevar, o que seria um problema para o festival. A mudança para setembro aconteceu em 1904.

CA/dpa/ap/dw

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Notícias