Topo
Notícias

Ibovespa sobe com investidor à espera de balanços trimestrais

22/07/2019 17h31

Por Peter Frontini e Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista encerrou esta segunda-feira no azul, com prevalência de expectativas positivas para a temporada de resultados trimestrais, mas com o mercado atento a ruídos nos cenários político e econômico interno, incluindo a suspensão da tabela de fretes após pressão de caminhoneiros.

O Ibovespa subiu 0,48%, a 103.949,46 pontos, também refletindo o sinal levemente positivo de Wall Street. O volume financeiro da sessão somou 11,67 bilhões de reais.

A safra de balanços do segundo trimestre das empresas do Ibovespa começa na terça-feira, com os números do Santander Brasil antes da abertura dos mercados, seguidos por Cielo após o fechamento do pregão.

Em relatório recente, o Bank of America Merrill Lynch afirmou esperar aceleração dos resultados das empresas no período, em meio a uma menor base de comparação, preços mais elevados de commodities e menores custos de financiamento.

Agentes financeiros também ficaram atentos a uma potencial paralisação dos caminhoneiros. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, suspendeu a nova tabela de pisos mínimos de fretes até quarta-feira, quando se reunirá com representantes do setor que manifestaram desagrado com a tabela mais recente.

Em outra frente, o governo anunciou congelamento adicional de 1,4 bilhão de reais nos gastos do Executivo para cumprir a meta fiscal de 2019, após o comportamento mais fraco que o esperado para a economia ter levado a um corte de mais de 5 bilhões de reais nas receitas esperadas para o ano.

DESTAQUES

- BRF ON e JBS ON subiram 3,29% e 3,97%, respectivamente, em meio a notícias de novo caso de febre suína africana da Europa. Adicionalmente, a JBS antecipou um pagamento de 750 milhões de reais a bancos. O Itaú BBA elevou a recomendação de BRF para 'outperform'.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançou 1,7% e BRADESCO PN subiu 1,38%. BANCO DO BRASIL ON teve ganho ligeiro de 0,02 por cento. SANTANDER BR UNIT, que divulga balanço na terça-feira, teve oscilação positiva de 0,02%.

- VALE recuou 0,51%, após divulgar que as vendas de minério de ferro e pelotas caíram 18,2% no segundo trimestre ante mesmo período de 2018, enquanto a produção de minério de ferro recuou 33,8% na comparação anual, em meio a paradas de minas após o desastre em Brumadinho (MG).

- PETROBRAS PN avançou 0,18%, em linha com o comportamento dos preços do petróleo no exterior. PETROBRAS ON evoluiu 0,13%.

- IRB BRASIL ON saltou 4,12%, no topo da parte superior do índice.

Notícias