Topo
Notícias

Zelenski anuncia dissolução do Parlamento em seu discurso de posse

20/05/2019 06h50

Kiev, 20 mai (EFE).- O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, anunciou nesta segunda-feira a dissolução da Rada Suprema (parlamento) em seu discurso de posse.

Minutos depois de tomar posse de seu cargo, Zelenki anunciou a dissolução do Poder Legislativo e convidou o governo a apresentar sua renúncia em plenário.

"Dissolvo a oitava legislatura da Rada Suprema", disse o novo chefe de Estado, que não anunciou a data das eleições antecipadas.

O pleito legislativo na Ucrânia estava previsto para o dia 27 de outubro. O partido de Zelenski ainda não tem representação na Rada, que é a encarregada de designar o primeiro-ministro.

Zelenski pediu aos deputados para adotar antes da dissolução do parlamento uma série de leis urgentes e destituir de seus cargos vários funcionários de alto escalão, para o que deu um prazo de dois meses.

Além disso, Zelenski afirmou que não entende os membros do Governo, "que só encolhem de ombros e dizem que não se pode fazer nada".

"Não está certo, vocês podem. Podem pegar um papel e uma caneta e deixar o lugar de vocês para aqueles que vão pensar nas próximas gerações, e não nos próximas eleições", disse o presidente. EFE

Notícias