Topo
Notícias

Relatório de procurador dos EUA não mostra ingerência da Rússia, diz Kremlin

19/04/2019 11h13

Moscou, 19 abr (EFE).- O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira que a divulgação da versão na íntegra do relatório do procurador americano Robert Mueller sobre a suposta ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos comprovou a conclusão do documento inicial, de que não houve qualquer manobra neste sentido.

"Como publicado, o relatório de Mueller não contém nenhuma informação nova. Todas estas informações, de um jeito ou de outro, já tinham sido divulgadas em diversos veículos de imprensa. Assim como antes, não apresenta nenhuma prova argumentada da suposta ingerência russa nas eleições", disse o porta-voz.

Peskov afirmou que a Rússia continua não aceitando esse tipo de acusação e lembrou ter advertido desde o início que, "independentemente do que os investigadores fizessem, não achariam qualquer ingerência, porque não houve".

"Lamentamos que documentos deste tipo interfiram diretamente nas relações entre Rússia e EUA, que por si só estão em mau estado", acrescentou o porta-voz.

Mueller apresentou em março as conclusões de sua investigação sobre a possível conspiração entre a Rússia e o então candidato e agora presidente dos EUA, Donald Trump, em março, mas só nesta quinta-feira foi revelada a versão censurada do documento.

Trump classificou a investigação de Mueller como uma "caça às bruxas", e o governo da Rússia negou reiteradamente qualquer ação de sua parte para interferir no resultado das eleições americanas. EFE

Notícias