Topo
Notícias

Conflito entre grupos armados obriga 700 pessoas a se deslocarem na Colômbia

23/01/2019 15h58

Bogotá, 23 jan (EFE).- Pelo menos 700 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em zonas rurais do município colombiano de Tumaco, perto da fronteira com o Equador, devido a confrontos entre grupos armados ilegais no último dia 16, informou nesta quarta-feira o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

O OCHA detalhou em um boletim que os afetados fazem parte de comunidades afro-colombianas e indígenas que vivem em oito casarios de Tumaco, o município com mais hectares de coca plantada da Colômbia.

Além disso, acrescentou que neste momento as 263 famílias deslocadas estão abrigadas em casas de familiares e amigos, assim como em hotéis da cidade.

O Escritório afirmou que o número de pessoas deslocadas pode aumentar quando as autoridades locais terminarem o censo que está sendo elaborado na região.

Tumaco é uma das áreas mais conflituosas do país, onde dissidências das Farc, a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) e uma dúzia de grupos criminosos tentam estabelecer seu domínio. EFE

Notícias